logo

24º Domingo do Tempo Comum – 2022


Domingo, 11 de agosto.

Queridos irmão, devemos estar atentos ao que Deus quer nos dizer através de sua palavra, é o próprio Deus quem vem ao nosso encontro e nos fala, por isso devemos estar presentes de corpo, alma e atenção àquilo que Ele nos quer revelar.

Para cada um de nós Deus fala a mesma palavra, mas o entendimento e o significado pra cada um é diferenciado pelo Espírito Santo. São Paulo fala, na segunda leitura, que há uma palavra que é digna de ser entendida por todos: “Cristo veio ao mundo para salvar os pecadores!”

Jesus sentava e comia com os pecadores, e os fariseus quando os via se relacionando com aquelas pessoas, pensavam em seu interior: “Como pode este homem que se diz o enviado de Deus se relacionar com este tipo de gente?”; pois para os fariseus isto seria um ato impuro.

Naquela época, os pecadores públicos, eram considerados pessoas sujas. E Jesus percebendo o que se passava na mente dos fariseus, conta-lhes três parábolas, para ensiná-los como devemos acolher todas as pessoas, do mesmo modo que o pai que é misericordioso acolhe cada um de nós.

As três parábolas do evangelho de hoje falam sobre misericórdia.

A primeira delas é sobre o pastor e suas ovelhas, Jesus pergunta à multidão se seriam capazes de deixar as 99 ovelhas de um lado para ir em busca de uma que se perdeu. Para o mundo não seria tão importante ir em busca de uma ovelha só, porque colocaria em risco as outras 99. O mundo pensa assim: “Ela que se vire, melhor eu garantir as minhas 99, antes que eu perca mais.”

Para Jesus, a lógica humana não funciona como a lógica de Deus. Para Deus, devemos ir ao encontro daqueles que se perderam porque é melhor termos o rebanho completo do que um com a ausência de um irmão, pois para Deus todos nós somos importantes. E se um irmão se afasta é porque algo está faltando em seu coração, a presença Divina.

A segunda parábola é sobre a viúva e suas moedas de prata. Ela tinha 10 moedas e perdeu uma. E quando a encontra reúne suas amigas e vizinhas para se alegrarem com ela. Muitas vezes deixamos de dar valor aquilo que temos, esbanjando com coisas desnecessárias.

A terceira é sobre o filho pródigo. Aquele filho que tinha tudo dentro de casa, mas não dava valor, então decidiu experimentar coisas novas e pediu para seu pai a parte de sua herança e partiu. Este filho, ao se afastar, passa por necessidades, reflete e retorna à casa do pai. E seu pai o acolhe com muita alegria.

Muitas vezes nós só valorizamos as coisas quando as perdemos, este filho pródigo só valorizou sua família e o seu lar quando perdeu tudo. Por isso devemos agir como a viúva, dar valor aquilo que temos e se alegrar com isso. Por exemplo, nossa saúde, devemos valorizá-la e se esforçar para mantê-la.

Padre Fernando de Souza, em sua homilia, disse que nós só valorizamos a graça sacramental quando a perdemos através do pecado. Devemos valorizar todas as graças que Deus nos dá, porque quando há a interrupção da graça (através do pecado), nos afastamos de Deus e aí sentimos falta dela.

Jesus nos convida a valorizarmos as graças enquanto as temos para que não precisemos perdê-las pra valorizá-las e, que com isso, possamos nos abrir a novas graças. Deus sempre estará de braços abertos esperando o filho que vem ao seu encontro e que decidiu não mais pecar.

Através da graça da confissão Deus nos dá uma veste nova, coloca anel nos nossos dedos e sandalhas em nossos pés, assim como o pai fez com o filho pródigo. Valorizemos esta misericórdia em nossas vidas e sejamos misericordiosos como Deus nos ensina.

Avisos:

Hoje também tivemos a graça de comemorar os 50 anos de casamento de Antônio e Ivone. Parabéns!!!

• Juventude 360 – Live Night: Sexta-feira dia 23/09:
– Jovens de 10 a 12 anos às 19h,
– Jovens de 13 aos 18 anos às 20h20.

• ECC – Enontro de Casais com Cristo que acontecerá dias 14,15 e 16/10.