22º Domingo do Tempo Comum – 2022


Domingo, 01 de agosto.

A primeira leitura do livro do Eclesiástico nos ensina que devemos realizar nosso trabalho com mansidão e, na medida que formos grandes, devemos praticar a humildade.

No evangelho de hoje, Jesus foi comer na casa de um dos chefes dos fariseus e notou que os convidados escolhiam os primeiros lugares para serem notados.

E Jesus vai dizer em sua parábola: “Quem se exaltar será rebaixado, e quem se humilhar, será exaltado!”

A palavra humildade provém do latim humĭlis que significa húmus, é o produto resultante da matéria orgânica decomposta a partir do processo digestório das minhocas.

O húmus é usado para adubar as plantas para que elas cresçam com forças, vitaminas e sais minerais.

O DNA de um cristão é a humildade, é capacidade de nós gerarmos vida nos outros. É quando não dependemos de elogios e realizamos nosso trabalho sem esperar que os outros nos mandem.

Assim como o húmus, devemos ser parte nutritiva na vida dos outros, na família, no trabalho, na sociedade etc. Padre Manoel em sua homilia disse que se nossa sociedade está doente é porque está faltando o adubo da caridade e da fraternidade.

Nós precisamos nutrir a sociedade com a nossa força, com o nosso testemunho de vida e com a nossa caridade. Nosso Senhor nos convida a sermos este adubo no mundo.

Devemos fazer as coisas de forma correta porque somos tementes a Deus e temer se afastar de Deus quando pensarmos em cometer um pecado.

Acharmos que Deus só serve para nos servir ou fazer apenas nossas vontades significa blasfêmia e isto também serve para quem acha que está tudo certo se pecar e depois se confessar.

Em algumas igrejas ainda existem bancos com os nomes das famílias quem as doou. Ná há nenhum mal nisso desque que essas famílias não façam questão de ter seus nomes gravados neles. Se não, de nada adiantou a doação.

As vezes gestos simples como o casal dividir as tarefas do lar, ajuda no convívio conjugal e no relacionamento fraterno. Ou mesmo deixar de jogar um papel de bala na rua, ajuda a manter a limpeza do ambiente.

Esses pequenos gestos não deixam de ser gestos de humildade, porque não estamos fazendo o bem somente pra nós mas também para o próximo.

Jesus nos convida a praticarmos o bem comum, ou seja, aquilo que é bem para mim, também deve fazer bem para meu irmão e para meu próximo.

Isso começa em nossa casa e se estende na sociedade, no clube onde convivemos, no trabalho etc. Nossa missão é também zelar por aquilo que pertence a nós e também ao próximo.

Hoje também comemoramos o Dia da Catequista. Com muita alegria podemos parabenizar a Agélica a Clara e a Paula que também foram presenteadas por seus alunos. Parabéns!!!