Domingo, 8 de julho.
O verdadeiro amigo é sábio. Ele não procura seus amigos no fórum romano, como também na cúria romana, ele procura seus amigos em sua casa ou entre seus empregados; pois isto lhe aproxima mais de Deus, faz ser amigo de Deus e faz ser do agrado de Deus. Deus que vai na nossa frente, Ele que nos guia, nos dá a graça, nos dá sabedoria, e nos ajuda a seguir seus ensinamentos.
A primeira leitura fala de Ezequiel sendo enviado a uma geração “cabeça dura”, mas que não se deixou influenciar pelas fraquezas e fracassos daquele povo.
Quando virmos alguém fracassando diante do mundo, aquele sairá vitorioso se acreditar e confiar em Deus.
O evangelho de São Marcos, foi proclamado por Pe. Manoel C. Viana Neto, quem também presidiu a Missa. Disse em sua homilia que há situações onde os pais se decepcionam com os filhos por não seguirem os ensinamentos de Jesus, e ressaltou: “Não devemos desanimar, pois com Cristo, seremos mais que vencedores!!” COM CRISTO EU SOU MAIS QUE VENCEDOR! – Disse São Paulo na segunda leitura, e continuou: “O espinho na carne foi deixado a fim de que eu não me exaltasse demais”.
Se olharmos no espelho veremos que temos muitos espinhos para nos vangloriar, mas se observarmos a fundo, veremos que tais espinhos nos aproximam de Deus, se nos vangloriarmos no Senhor. Disse São Paulo: “Se é para eu me gloriar, eu me glorio das minhas fraquezas – porque quando me sinto fraco, aí é que sou forte”. Seu exemplo fez muitos gregos e romanos se curvarem perante o Senhor. Do mesmo modo, também somos capazes de tais graças, através de nosso testemunho cristão.
Na nona carta Sêneca discorre sobre a Amizade e sua relação com a filosofia:
“Para que você possa ser amado, ame.” e nos alerta sobre o risco das amizades por interesse: Aquele que começa a ser seu amigo por interesse também cessará por interesse.
Fonte: Paróquia Imaculada Conceição – Morumbi