15º Domingo do Tempo Comum – 2021


Domingo, 11 de julho.


Quem é Deus, por que Deus nos ama, e o que Ele espera de nós? Todo amor exige uma reciprocidade, de um lado alguém que ama, do outro quem é amado e que também deve responder ao amor da mesma maneira.

O evangelho de São Marcos é o evangelho mais curto e o mais antigo dos evangelistas, mas é o que mais fundamenta a divindade de Jesus, ou seja, que Jesus é Deus. No evangelho de hoje, Jesus chama os 12 apóstolos e começa a enviá-los dois a dois para anunciar a boa nova.

Na tradição Judaica, para que uma palavra tivesse autoridade, era necessária uma testemunha, então o discípulo que anunciava o reino de Deus teria alguém que o acompanhasse para dizer que aquilo era verdade.

Padre Manoel em sua homilia ressaltou que o cristianismo não é um código de moral, e sim de amor, apesar que devemos ser bons, praticar a justiça, amar o próximo, sermos honestos, fieis etc; algo que está faltando na nossa sociedade moderna, onde o centro que deveria ser Deus, foi substituído pelo homem.

Hoje vivemos o caos da intolerância porque o homem moderno tirou Deus do centro da sociedade. Por isso, para nós Cristãos, o modelo de justiça, de ética e moral está baseada em Jesus Cristo.


O SPFC não tem só no nome o Santo, mas sim diversas pessoas religiosas que de fato cultivavam no coração estes valores éticos e morais – cristãos, e que hoje, graças a elas, podemos participar das missas aos domingos no clube, trabalhando em prol da comunidade e respeitando todo o tipo de religião. A doutrina social da igreja chama isto de bem comum, preservando os relacionamentos entre as pessoas e as dimensões fraternas.

A base de nosso relacionamento é querer o bem do próximo, como diz no segundo mandamento: “Amai vos uns aos outros como Jesus vos ama”; e Jesus nos amou sacrificando sua vida por nós na cruz. Nosso dever com o próximo é amá-lo, perdoá-lo, tolerá-lo, ser paciente, exercer a caridade e ajudá-lo em suas necessidades físicas e espirituais.

AVISOS:

Hoje tivemos a graça de comemorarmos os 35 anos de casamento da Nilsen e do José Augusto que celebram Bodas de Coral. Padre Manoel deu uma benção especial aos dois depois da comunhão.

O Diretor Geral do clube Dedé, Juntamente com o Presidente do SPFC Julio Casares e com o apoio da Mara e Andréia, arrecadaram neste final de semana 300 kg de alimentos em prol da comunidade carente.

Quem quiser e puder ajudar, basta trazer, na próxima missa, 1kg de alimento não perecível.

No final da Missa o Dedé foi presenteado pela comunidade com uma cruz.

Pe Manoel está vendendo a caneca do jubileu em comemoração aos 25 anos de sacerdócio no valor de R$ 50,00. O valor arrecadado será revertido para as obras do Complexo Paroquial de Santa Suzana.