logo

Missa – Jubileu Presbiteral Do Padre Manoel – 25 Anos


13º Domingo do Tempo Comum

Domingo, 27 de junho.


Neste dia tivemos a graça de participarmos da comemoração dos 25 anos de sacerdócio do nosso querido Padre Manoel Corrêa Vianna Neto.

Em sua homilia, Pe Manoel destacou a importância do ato de amar e que foi uma grande alegria ter celebrado este jubileu com a comunidade reunida em comemoração aos seus 25 anos de sacerdócio, e que, mais importante ainda, é celebrar o dom da vida que Deus nos concedeu.

Como diz no livro da sabedoria, Deus não quer a morte e sim a vida. E por que existe a morte? porque o diabo, por inveja de Deus, colocou a morte no mundo. Mas Jesus veio a nós para que todos tenham vida e vida em abundância.

No evangelho tivemos o contexto de duas mulheres que estavam morrendo por causa de suas enfermidades. Jesus aparece na vida delas e realiza um ato miraculoso de vida.

No caso da hemorroísa, uma mulher que teve hemorragia por 12 anos e que ninguém conseguia curar, um dia escutou falar a respeito de Jesus. Para os judeus, o sangue é a vida, e a perda de sangue significa a impureza, ou seja, a morte. Então esta mulher era impura perante à sociedade, e se alguém na multidão a descobrisse que era impura, seria apedrejada até a morte.


E mesmo assim ela teve coragem de ir ao encontro de Jesus em meio à multidão apenas para tocar seu manto, pois ela tinha fé que somente aquele gesto seria capaz de curá-la. E Jesus percebeu, naquele momento, uma força saindo de si e perguntou à multidão: “Quem me tocou?”

Nos dia de hoje, tentamos curar nossos males com as seduções do mundo, e quanto mais fizermos isso, menos experimentaremos a felicidade, porque o homem moderno não é amado e não sabe amar, tornando-se enfermo de amor. Por isso acontece problemas de relacionamento conjugais, onde a mulher não cuida do marido e vice versa, problemas familiares, problemas no trabalho, problemas de concorrências desleais etc.

Não adianta colocar um exército de leis, se o coração do homem continuar enfermo. É o caso desta mulher que tomou uma decisão em sua vida de ser feliz com as coisas de Deus. Fé é a razão de eu entender o porquê que eu passei por esta situação e não por outra. Se você não tem fé, você começa a vivenciar uma grande frustração na sua vida se entregando à depressão ou vivenciar uma neurose de angústia, de medo etc.

A hemorroísa num ato de fé, se pronuncia em meio à multidão e responde a Jesus que foi ela quem tocou o seu manto. E Jesus diz: “A sua fé lhe curou!”

A fé é a condição básica para termos qualidade de vida, saúde, felicidade e realizações.

Já a filha de jairo, chefe da sinagoga, estava morta. Jesus pegou na mão da menina e disse: “Talitá cum” – que quer dizer: “Menina, levanta-te!” Ela levantou-se imediatamente e começou a andar, pois tinha doze anos. E todos ficaram admirados. Jesus recomendou com insistência que ninguém ficasse sabendo daquilo. E mandou dar de comer à menina.

AVISOS:

No próximo domingo dia 04/07, não haverá missa no clube por conta do jogo no estádio do SP.