logo

1ª Semana da Quaresma – 2021


Domingo, 21 de Fevereiro.

“Viemos do pó e vamos retornar ao pó!” Padre Manoel em sua homilia disse que recordar esta precariedade humana é muito importante para vermos que a humanidade necessita de aperfeiçoamento, ou seja, de conversão, de um encontro com Cristo.

E que a igreja nos propõe a utilizar, durante este período de quaresma, as três armas que Jesus utilizou para vencer a tentação no deserto: O Jejum, a caridade e a oração.

A estória de Adão e Eva reflete muito bem a realidade do hoje no que diz respeito à atuação do demônio em nossas vidas com suas mentiras, dizendo que podemos viver sem Deus, que podemos ser felizes sem precisar amar o próximo, se aproveitando de seus sentimentos sem medir consequências, entrando assim a morte como consequência do pecado.

Deus não permite que a humanidade continue sendo escrava da morte existencial e antológica, por isso manda seu filho com a missão de restaurar a humanidade, ferida pelo pecado, de modo a gerar vida. Pois a morte que matou Jesus Cristo não conseguiu vencê-lo. E São Paulo Ressalta: “Se nós morremos com Cristo, com Cristo ressuscitaremos!”

A primeira Leitura fala de Noé, que com sua família, constroe uma arca para abrigar os animais, e quando as portas da mesma se fecham, vem o dilúvio e quem está na arca é salvo. Esta figura da arca sempre foi interpretada como a igreja, significando que aqueles que permanecerem fiéis a Deus, renunciando ao pecado e as tentações do demônio, estarão protegidos e serão salvos. Caso contrário, não é Deus que se afasta de nós e sim nós que nos afastamos de Deus.

AVISOS:

Próximo domingo teremos Missa no clube como de costume.