logo

1º Domingo do Advento – 2022


Domingo, 27 de novembro.


Hoje começa o novo ano litúrgico através do Advento, que é a preparação para o nascimento do menino Jesus no Natal.

No evangelho de hoje haviam dois homens trabalhando no campo, um foi levado e o outro deixado; e também duas mulheres estavam moendo no moinho, uma foi levada e a outra deixada.

Portanto, devemos ficar atentos, porque não sabemos em que dia virá o Senhor; recentemente tivemos um exemplo deste ocorrido na Ucrânia, onde alguns camponeses ucranianos foram atacados e mortos por tropas russas que querem ocupar o país.

Por isso devemos renunciar o pecado como foi dito na segunda leitura de São Paulo aos Romanos: “Procedamos honestamente, como em pleno dia; nada de glutonerias e bebedeiras, nem de orgias sexuais e imoralidades, nem de brigas e rivalidades!”

Pelo contrário, devemos nos revestir do Senhor Jesus Cristo, porque já é hora de despertar pois a salvação está mais perto de nós.

Para tanto devemos pedir sabedoria e discernimento a Deus para reconhecermos o mal e não o praticar, toda a nossa caminhada cristã começa com um olhar para o céu, ou seja, para o Reino de Deus.

A homilia de um sacerdote, diferente de um sermão que tem uma conotação moralista, significa uma conversa íntima com os fiéis onde deve haver interação.

Nas duas primeiras, semanas do advento, nós devemos olhar para o futuro, porque estamos esperando a segunda vinda de Jesus Cristo, Maranata: Vinde Senhor Jesus! que é a última palavra da Bíblia.

Se o dono da casa soubesse que horas viria o ladrão ele se prepararia, portanto devemos vigiar e orar porque não abemos que hora o filho do Homem virá. Por isso devemos começar este Advento vigiando e orando.

Padre Manoel, em sua homilia, nos convidou a nos confessarmos e a montarmos o presépio em nossa casa porque o presépio tem uma conotação cristã e, assim como o pinheiro, cujas folhas permanecem verdes onde há neve, devemos ser sinais de vida onde não há esperança. Pois o pinheiro simboliza esta vida que não termina, que é Jesus Cristo.

São Nicolau de Mira foi um Bispo católico e o verdadeiro Papai Noel. Este salvou uma família, onde um pai tinha uma dívida e como não tinha dinheiro para pagar, se viu obrigado a vender suas filhas como escravas e São Nicolau, ao saber do sofrimento deste homem, jogou dois sacos de moedas em sua chaminé.

AVISOS:

Dia 16 de dezembro: Jantar natalino no São Paulo Futebol Clube com Opem Bar às 20h.
Valor do convite: Para sócios 150 Reais e para não sócios 200 Reais, os valores poderão ser parcelados em 3x. Local: G1 e G2.

Dia 11 de dezembro: Campeonato de futebol para pais e filhos a partir das 13h na quadra de esportes do Colégio Guilherme Drumont Villares, Unidade II. Inscrições através do tel: (11) 3742-4754 – Paróquia de Santa Suzana.