3º Domingo do Advento – 2022


Domingo, 11 de dezembro.

Neste advento devemos preparar nossos corações para o nascimento do menino Jesus.

No paraíso, quando Deus criou a vegetação, o homem e os animais; a serpente colocou a mentira nos corações de Adão e Eva e com isso se afastaram de Deus porque acharam que poderiam viver bem sem Ele.

Já que a serpente, ao se infiltrar no paraíso, aparece em uma árvore incutindo a mentira, Jesus aparece pregado no madeiro para incutir a verdade, dando sua vida para dizer que é verdadeiro o que Ele veio nos oferecer.

Por isso a tradição da igreja entendeu que como a serpente, através de sua mentira, gerou a morte (e Deus não quer a morte), fazendo Adão e Eva perderem o dom da imortalidade; Deus envia seu filho para que, também numa árvore, entregasse sua vida a fim de que a humanidade tivesse o dom da vida eterna.

No antigo testamento há uma cena em que o povo de Israel, a caminho da terra prometida, começa a reclamar do maná ao passar pelo deserto a ponto de acharem que avida no Egito era melhor. Então Deus lhes envia mais dificuldades para eles reconhecerem que este período de transição deve ser superado.

Deus diz a Moisés: “Faça uma serpente de bronze, coloque-a numa haste e todo aquele que olhar para esta serpente, será curado”. Esta serpente é o reconhecimento do pecado, e Jesus pregado na cruz é esta serpente, porque quando olhamos para a cruz reconhecemos nossos pecados, nossas fragilidades e pequenez.

Quando o povo quis voltar para o Egito é a tentação atiçando seus ouvidos para regressarem e continuarem sendo escravos do pecado e da pobreza. O povo no deserto que se arrependeu e superou esta transição alcançou a terra prometida.

São Paulo fala, em uma de suas cartas, que Cristo não tinha pecado mas Ele se fez pecado, ou seja, se desgraçando para nos agraciar. Se no paraíso a serpente destruiu o amor do ser humano, é Jesus Cristo, que levantado em uma cruz, quem restaura o amor entre o ser-humano e vem trazer a todos nós a possibilidade de entrarmos no paraíso.

Jesus Cristo conhece as nossas fraquezas, fragilidades e limitações porque se encarnou como homem, como em um barro que amassado vai se transformando numa obra prima que é o novo homem. Assim Deus fez cada um de nós, por isso somos obras primas de Deus.

O demônio constantemente está apontando para nós e dizendo: “Você não ganha tão bem quanto o outro ou é tão belo ou tão inteligente quanto o outro, ou tão capaz ou sábio quanto o outro…” Deus não nos compara a ninguém e Ele não nos diz: “Você fez isso ou você fez aquilo…” Deus quer apenas que façamos o bem, sem olharmos para trás.

Hoje a sociedade é do fake, da cópia e da intolerância e isso se traduz nos relacionamentos humanos onde devemos ser uma cópia do que a sociedade nos impõe, quando na verdade, Deus quer que sejamos únicos.

Que possamos testemunhar no mundo nossa beleza interna, ou seja, aquilo que somos como obras primas. Pois Jesus transforma nossa beleza humana em uma beleza sagrada, a restauração!

O que é próprio da natureza humana é se aperfeiçoar e se realizar como ser-humano, por isso é próprio do ser-humano os valores cultivados em suas vidas. Porque quando Deus se encarna, Ele mostra ao mundo o valor do ser-humano, pois o que identifica o ser-humano são seus valores, não são os seus bens ou conquistas.

Na sociedade de hoje onde não se cultiva os valores, aquilo que é da natureza animal, que também está em nós, é potencializado por estes fins. Então o homem vive uma vida animalista, como o aborto, ideologia de gêneros e destruição da família. E, além disso, qualquer coisa que dissermos, querem nos condenar.

Por isso a missão de Jesus Cristo ao se encarnar é mostra que nós, seres-humanos, temos valores, o valor da existência humana e da realização. A última missão de Jesus Cristo aqui na Terra foi destruir a morte. Ele entra na morte e sai vitorioso da morte.

Hoje, são João Batista nos apresenta Jesus Cristo, como aquele que não só veio realizar o projeto do pai aqui na Terra, mas que caminha conosco, está conosco, e vai nos levar consigo para o céu. Que façamos a vontade de Deus, pois quem faz a vontade de Deus experimenta a graça, a benção e a vida eterna.

AVISOS:

Dia 17 de dezembro: teremos o Sábado Natalino – Evento Gratuito.

Início 11h.

Local: Ginásios 2 e 3:

Teremos:

  • Recreação Kids com encontro com Papai Noel;
  • Transmissão ao vivo do jogo da copa;
  • Música ao vivo;
  • Bingo Natalino com cartela grátis;

Dia 18 de dezembro: transmissão ao vivo no Clube do encerramento da Copa.

Teremos:

  • Música ao vivo com Samba e Sertanejo.