logo

2º Domingo da Páscoa – 2022


Domingo, 24 de abril.

Hoje estamos na oitava de Páscoa, totalizando os 8 dias de festa pascal. Somente três festas têm a oitava durante o ano: a Páscoa, o Natal e Pentecostes.

É uma tradição judaica celebrar 8 dias de festas, tanto é, que na época de Cristo, os judeus comemoravam as festas de casamento durante 8 dias, por isso que na Bodas de Canaã faltou vinho.

Jesus Cristo Ressuscitou vencendo a morte e o pecado. Por isso somos cristãos porque cremos na ressurreição e não na reencarnação, já os espíritas, por mais que sigam os ensinamentos de Cristo, nunca serão cristãos porque acreditam na reencarnação.

O que significa viver a ressurreição nas nossas próprias vidas? Significa que nossas vidas deve ser um sinal de Cristo ressuscitado, mas quando estamos diante do pecado, a ressurreição vai por água abaixo. A ressurreição não é um dado para depois da morte, mas sim para agora.

Vivemos como um ressuscitado? somos capazes de vencermos as mortes diárias, como os fracassos do dia-a-dia? Se tivermos fé sim, venceremos a morte existencial. A ressurreição é a capacidade de entramos na morte e sairmos da mesma.

Somos seres humanos, por isso precisamos de alguém que, sendo ser humano, entrou na morte e saiu vitorioso. Por isso ser cristão é, além de tudo, uma necessidade existencial. Devemos persistir na fé.

São Paulo é um grande exemplo de persistência na fé, além de sofrer inúmeras rejeições durante sua vida de pregação,  foi, por último, decapitado e antes disso ainda escreveu para uma comunidade: “Combati o bom combate, terminei a carreira e guardei a fé! O que resta agora é coroa conquistada por Jesus.” E continua: “Sei em quem coloquei a minha esperança!”

Devemos aceitar a nossa cruz porque sabemos que não estamos sozinhos. Jesus Cristo não é um Deus qualquer é, além do mais, o único Deus, que se encarnou como nós, foi solidário conosco porque sofreu como nós, pagou pelos nossos pecados se entregando na Cruz  e venceu a morte para que fossemos libertos.

Só podemos amar o próximo se tivermos a vida plena dentro de nós, e essa vida plena é a nossa ressurreição. Crer em Jesus Cristo é permitir que Ele nos liberte das mortes para que ressuscitemos com Ele para esta vida nova.

O evangelho de hoje fala sobre a fé de São Tomé. Após a ressurreição de Cristo os discípulos disseram a Tomé que viram o Senhor e São Tomé disse que só acreditaria se o visse e se tocasse em suas feridas. Logo Jesus aparece a Tomé e diz: “A paz esteja convosco!”

Tomé pede para tocar as mãos e o lado de Jesus. São João tem o cuidado de dizer no evangelho que São Tomé é gêmeo, porque o gêmeo de Tomé somos todos nós, que só acreditamos vendo. Feliz aquele que acreditou sem ver.

Como é que podemos crer em Jesus? através de suas obras, pelos sinais concretos e visíveis daquilo que Ele fez e faz ainda hoje através de nós. O bem que fazemos, a caridade e o amor ao próximo é um sinal de Jesus Cristo Ressuscitado.

AVISOS:

Inscreva-se nesse link:
https://forms.gle/bdX4yAQVoiqKcgVg9