30º Domingo do Tempo Comum – 2021


Domingo, 24 de outubro.

Quantos tipos de cegueira temos no dia a dia? Por exemplo, não enxergar a necessidade do outro não é uma cegueira física mas sim uma cegueira espiritual. Outro exemplo é a falta de escolaridade, o analfabetismo, é um tipo de cegueira social. E qual é a pior cegueira? é quando alguém vê mas não quer enxergar.

E tem gente que gosta que as pessoas não enxerguem, por exemplo, que não tenham acesso a educação, a saúde, que não grite, não se manifeste ou exponha o seu problema. Como no evangelho de hoje onde muitos mandavam o cego, que ouviu Jesus passar, se calar. Nos evangelhos anteriores haviam muitos grupos que sofriam de uma cegueira, por exemplo os discípulos que não reconhecem quem é Jesus e os fariseus e as autoridades que também não reconhecem quem é Jesus.

Bartimeu (filho de Timeu), tem uma cegueira física, mas que tem dentro de si um fogo capaz de comover Jesus, que mesmo não enxergando, ele ouve falar do Messias, cuja fé entrou pelo ouvido por escutar. E diante de todos os que vieram antes, Bartimeu fez uma proclamação solene: “Filho de Davi tenha piedade de mim!” pois sabia que Davi foi o rei mais importante que o antigo testamento conheceu.

Bartimeu sabia que o Messias deveria ser descendente de Davi, portanto este cego era sábio. O Messias, para os Judeus, ainda não veio, porque eles esperavam um messias rico, poderoso e que pusesse os romanos, que dominavam a palestina a mais de 100 anos, para correr. Como que o cego Bartimeu enxergou o Messias sem o ver? ele enxerga um Messias piedoso, pois há cegos fisicamente que enxergam mais que os não fisicamente cegos.

Jesus não pede nada para curar o cego, porque Bartimeu toma uma decisão muito importante em sua vida: Jogou o seu manto, sua única segurança, deu um pulo e seguiu Jesus pelo caminho, pois dar um pulo significa Ressuscitar. O discípulo perfeito é aquele que escuta, assimila o que escuta, clama e coloca a palavra em prática.

Na segunda leitura o sumo sacerdote, uma vez por ano entrava no espaço mais reservado do templo de Jerusalém, com um balde de sangue dos animais e com isto aspergia o ambiente para obter o perdão dos pecados para o público. Jesus entrou no santuário mais perfeito do céu e com seu sangue nos resgatou, sacerdote perfeito.

Avisos:

Dia 29/10, próxima sexta-feira, haverá no Teatro Cassiano Gabus Mendes, palestra com Roseli Luz sobre Meta Real, Cuidados, Saúde e Bem Estar da Mulher, às 19h30. *Campanha de arrecadação de alimentos não perecíveis. Doe 1Kg.

This will close in 0 seconds