logo

4º Domingo do Advento – 2022


Domingo, 18 de dezembro.

O que gostaríamos de pedir a Jesus neste Natal? Muita fé porque é través da fé que conseguimos conquistar, amor, paz, felicidade, realizações, saúde, alegria, harmonia etc. Quando temos fé, conquistamos aquilo que tanto desejamos e Jesus está sempre disposto a nos doar tudo isso.

Os três magos seguiram a estrela para irem ao encontro do nascimento de Jesus e ao encontrá-lo oferecem três presentes: ouro, incenso e mirra. O ouro representa a realeza, o incenso significa o sacerdócio de Jesus e a mirra representa o sofrimento e as dificuldades, mas que Deus nos dá forças para passarmos por estas situações.

No evangelho de hoje contemplamos São José, um home justo aos olhos de Deus que seguia a lei dos Judeus. José era íntimo da palavra de Deus. Se não formos como São José, dificilmente iremos entender o que São José passou no momento em que ele duvidou de Deus, pois São José foi um homem que lia e entendia a sagrada escritura diariamente.

São José estava prometido em casamento à Maria; na época de Jesus as famílias quem escolhiam com quem os filhos iriam se casar, ou seja, a família do noivo ia até à família da noiva, faziam um contrato, pagava-se o dote e assinavam e depois de um ano de noivado iniciava-se a celebração das Bodas.

José tinha mais ou menos 17 anos quando foi prometido em casamento à Maria e Maria tinha uns 14 anos. José, com esta pouca idade, já conhecia os ensinamentos de Deus e apesar de seu conhecimento, José passa por uma crise ao saber que Maria estava grávida.

Esta crise que José passa é uma tribulação que todos nós passamos, cada um com sua realidade e se José denunciasse Maria naquela época, esta seria apedrejada e quem atiraria a primeira pedra seria o próprio José. Mas como José era um homem piedoso, teve compaixão de Maria.

Então numa noite de sono, o anjo aparece em sonho a José e diz a ele: “José não tenhais medo!” José então é consolado pela palavra de Deus.  Assim também Deus está dizendo para você em sua noite escura: “Não tenhais medo, porque Eu não vou te abandonar!”

Discernir significa entender a vontade de Deus, ou seja, não se deixar levar pelas paixões, pelo instinto animal. E José, ao acordar, tomou Maria como sua esposa. O significado do discernimento é decidir fazer a vontade de Deus, diferente de cumprir a vontade do mundo.

E com esta decisão José cumpre sua missão no mundo e, assim como José, Deus quer que sejamos um sinal no mundo. O ser-humano é ser-humano quando realiza seus valores e valores implica pensar no próximo.

Hoje a sociedade moderna justifica, de forma racional, aquilo que é animalesco do homem, ou seja, a falta de discernimento, é quando o homem decide fazer aquilo que quer sem levar em consideração a necessidade do outro. E a gente acaba se convencendo disso, como se fosse algo normal.

A nossa missão no mundo é deixar a nossa marca, a nossa identidade e a nossa vocação, assim como fez São José.

Avisos:

Este ano se encerra as atividades paroquiais na Comunidade São Paulo Apostolo e serão retomadas dia 25 de janeiro de 2023 com a Missa presidida pelo Bispo Valdir José de Castro.

Agradecemos a todos pelo ano de 2022 e desejamos a todos um Feliz Natal e um Feliz 2023 com muita fé!