Domingo, 30 de outubro.
Vocês já ouviram a expressão “ficar em cima do muro”? Significa que quem fica em cima do muro é uma pessoa indecisa. Padre Manoel em sua homilia disse que já testemunhou esta expressão, onde uma jovem ao levar o namorado para a missa, ficou envergonhada ao cantar e rezar na frente dele.
Então o padre a chamou e perguntou a ela por que não convidou o namorado para cantarem e rezarem juntos na hora da missa. E ela não soube responder, ou seja, ficou em cima do muro.
No evangelho de hoje Zaqueu não estava apenas em cima de uma árvore para ver Jesus, mas ainda estava se decidindo. E Jesus, no meio da multidão, chama Zaqueu para sair dessa indecisão se convidando a se hospedar em sua casa.
Com isso Zaqueu se alegra e diz a Jesus que doaria metade de seus bens aos pobres, e que também devolveria quatro vezes mais a quem ele roubou. E Jesus diz em seguida: “Hoje a salvação entrou nesta casa!” Neste gesto, Zaqueu faz uma opção em sua vida, de seguir Jesus.
Diante de um Deus que criou o universo, nós não somos nada, mas no Livro da Sabedoria diz que Deus olha por nós com carinho e misericórdia, ou seja, Deus cuida de nós. E por mais que nos afastamos Dele, Deus nunca se afasta de nós.
Nós carregamos feridas e remorsos dos nossos erros e dos nossos passados, enquanto Deus nos oferece a possibilidade de nos reconciliar com Ele. Por isso na Igreja existe um sacramento chamado confissão, que nada mais é do que permitir que Deus entre em nossos corações e nos restaure, assim como fez com Zaqueu.
Deus não se horroriza ao entrar na nossa casa se estiver bagunçada, pois na verdade, Ele se alegra quando permitimos que Ele faça uma limpeza em nosso lar.
No novo testamento, além de Zaqueu, temos passagens de cura no meio da multidão como a da mulher hemorroíssa, que sofria de fluxo de sangue e vai ao encontro de Jesus, toca em seu manto e é curada. O cego Bartimeu que também clama o nome de Jesus no meio da multidão e recupera a visão.
Todos esses personagens do Evangelho eram impedidos, pela multidão, de se aproximarem de Jesus, mas a fé deles foi capaz de vencer esses impedimentos. E o que são estes impedimentos que passamos nos dias de hoje? são nossas preocupações do dia a dia, nossos apegos, nossos afazeres que muitas vezes tiram o nosso foco de Deus.
Por isso é muito importante termos, todos os dias, um momento com Deus, para não sermos surpreendidos por Ele se estivermos afastados. Pois quando Deus vier ao nosso encontro, pode ser através de um irmão ou uma situação inusitada, não tenhamos vergonha de assumirmos seu chamado, fazendo uma decisão em nossas vidas: de escolher a Cristo, assim como fez Zaqueu.
“Eis que estou à porta e bato, se alguém abrir, entrarei e cearei eu com ele e ele comigo.” Jesus nos oferece esta ceia para que possamos nos alegrar e nos restaurar.