Assunção da Bem-Aventurada Virgem Maria – 2024



Domingo, 18 de agosto.
assunção

"A minha alma engrandece o Senhor, e o meu espírito se alegra em Deus, meu Salvador, porque olhou para a humildade de sua serva."

Imaculada Maria de Deus

A Santa Virgem Maria é a bem-aventurada porque acreditou. Desde os primórdios do cristianismo, muitos santos já enalteceram a assunção da virgem Maria, colocando-a acima de toda a criação como primogênita.

No oriente, consideram a assunção da Virgem Maria como a dormição de nossa Senhora porque, antes de subir ao céu, dormiu e acordou no céu em corpo e alma. 

Quando lemos a história de Maria, sabemos que Deus a escolheu já no ventre de sua mãe para participar de um projeto de salvação do mundo e, no seu nascimento, foi isenta do pecado original, por isso a conhecemos como imaculada, para que pudesse gerar o Salvador.

Deus também nos escolheu através de nosso batismo. Para nós cristãos, o conceito de filiação Divina, não é um mérito nosso, mas sim um dom gratuito de Deus.

No entanto, a iniciativa é de Deus, ou seja, ele nos escolhe. “Antes que tu tenhas se formado no ventre de sua mãe, Eu já te escolhi!” Portanto, somos obra do amor e da compaixão de Deus. E, por meio do batismo, Deus toma a iniciativa para nos tornar herdeiros de Seu Reino, através de Jesus Cristo.

Como Maria, Somos Chamados à Vocação

Posteriormente, essa graça nos faz assumirmos uma vocação. Nossa primeira vocação é a da vida. Por isso a igreja católica luta com afinco contra o aborto, sendo a favor da vida até em nossa velhice.

A saber, tudo aquilo que fere e interrompe a vida não vem de Deus, pois é uma tremenda covardia tirar a vida de um feto ou de um idoso que não têm como se defender.

A pior coisa é a covardia, manifestando-se não apenas em diversos tipos de violência, como também em casos onde a Lei Maria da Penha é mal utilizada. Algumas mulheres, por exemplo, se aproveitam dessa lei para incriminar ex-maridos e, ao mesmo tempo, impedir a regulamentação de visitas aos filhos, desvirtuando o propósito essencial da legislação, que é proteger vítimas reais.

Também existem sogros que se intrometem nos casamentos dos filhos, causando divisões. É claro que muitos casais enfrentam problemas como traição ou descontrole financeiro, mas isso deve ser resolvido entre o casal, com muita oração, mortificação e conversão; e não na delegacia, a não ser que envolva risco de morte.

A Santidade Envolve Sacrifícios

Nossa vocação também implica em alcançar a santidade, pois todos nós somos chamados à santidade de alguma forma. Por exemplo, tem muita gente que deixa de comer o que quer para ter um corpo malhado e saudável, além de muito esforço físico; sendo que muitos deles nem cristãos são e, mesmo assim, alcançaram seus objetivos.

Para alcançar a santidade não é diferente, devemos renunciar o pecado, muitas vezes deixando de fazer o que queremos para nos aproximarmos de Deus, saindo da nossa zona de conforto porque Deus nos predestinou para sermos louvores de sua glória.

E Isso agrada a Deus, Jesus foi ser-humano como nós e, mesmo assim, conseguiu fazer somente o bem. O problema do mundo moderno é que todo mundo agora quer ser Deus, e isto não cabe a nós nesta vida.

Devemos ser apenas imagem e semelhança de Deus e na nossa humanidade (diferente de divindade), na nossa limitação, na nossa pequenez e humildade. É quando renunciamos o egoísmo para nos doar ao outro. E com isso estamos, assim como Maria, expressando a glória de Deus.

Nossa Humanidade Agrada a Deus.

Maria expressou a glória de Deus na sua humanidade, na sua inocência e humildade. Devemos dizer sim a Deus, como Maria, que em sua inocência, não hesitou porque não soube das consequências, mas, em seu livre arbítrio, confiou na graça. E assim, o verbo se fez carne.

Se estamos na missa, ou estamos lendo este artigo, é porque Deus está esperando o nosso sim. No casamento, por exemplo, o sim tem que ser dado diariamente. É quando o marido ou a esposa deixa de ser egoísta para que ambos se santifiquem. E isto também agrada a Deus, mesmo que envolva sacrifícios; lembremos dos atletas.

Casamento não é só paz e alegria porque somos seres humanos, com limitações e defeitos que devem ser compreendidos, porque não dá para viver sempre na zona de conforto. Se não há compaixão, não há amor.

Tem gente que, com medo de se prejudicar, prefere se afastar do outro só porque ele tem problemas. Com isso já está emplacando a solidão em sua vida, achando que se casando com alguém “perfeito” não terá problemas no futuro. Mera ilusão, porque quando houver problema em seu casamento, também o deixará. Se Maria pensasse assim não teria dito sim a Deus.

Fazer o Bem é Mais Fácil que Fazer o Mal

Há momentos que devemos engolir o sim, como no trânsito quando alguém quer passar na nossa frente e ainda ter razão. Nessa hora, devemos agir como Jesus fez na cruz: “Pai, tenha piedade porque não sabem o que fazem!” apesar de serem adultos.

Maria nos ensina a dizer sim porque refletia tudo calada. Maria, mesmo estando grávida, disse sim, quando foi a pé e pelas estradas montanhosas prestar um serviço a sua prima Isabel, sem esperar nada em troca.

Fazer o bem não é difícil, pelo contrário, é mais fácil do que fazer o mal porque quem sempre diz não, se afunda cada vez mais. Bem-aventurados os que acreditaram e tiveram fé como Maria porque deles é o reino de Deus.

Artigo baseado na homilia de
Padre Manoel Corrêa Viana Neto
Diocese de Campo Limpo,
São Paulo – SP.

AVISOS

• Saiba mais sobre nossas pastorais e horário de missas.