Domingo, 01 de julho.
A primeira leitura foi contada pela Catequista Raquel interagindo com os fantoches Paulinho e Cidinha. Raquel explicou às crianças da catequese que o rei Herodes mandou prender Pedro, que ficou muito triste e desapontado porque foi preso por amar Jesus, seguir seus ensinamentos e fazer o bem.
Eis que apareceu um anjo do Senhor dizendo a Pedro na prisão: “estou aqui porque Deus me enviou, Levanta-te!” e com isso as algemas de Pedro se desataram e os portões se abriram.
Cidinha disse que anjo é semelhante a quem leva algo delicioso a alguém que está doente, ao lembrar de seu o avô quando lhe trouxe bolinhos de chuva quando ela adoeceu. Como em nossas vidas, pessoas que nos apoiam em nossas dificuldades são verdadeiros anjos.
Na homilia pe. Manoel, começou perguntando à Cidinha qual foi a pergunta que Jesus fez aos discípulos na região de Cesareia de Filipe. Cidinha respondeu: “quem é Jesus para nós?”
Houve muitas respostas das crianças da catequese, como: Filho de Deus e nosso Salvador, Aquele que perdoa, Aquele que nos ama, Aquele que gosta da gente, Aquele que nos ama como nós somos, Aquele que é nosso amigo…
Não devemos ser como o rei Herodes, que prendia as pessoas por fazerem o bem. Devemos ser bondosos e cuidar uns dos outros como anjos.
Perguntou pe. Manoel:
– Cidinha você já foi “anja” para alguém?
Cidinha Respondeu:
– Sim, para minhas amigas da escola e ajudando meus parentes e amigos.
E você Paulinho? perguntou pe. Manoel.
– Sim, eu já fui anjo da Cidinha rsrs. Respondeu Paulinho.
Muitos diziam que o filho de Deus, era Elias, João Batista, Jeremias, etc.. Mas Pedro respondeu a Jesus: “Tu és o Messias, o Filho do Deus vivo”.
Jesus lhe disse: “Feliz és tu, Simão, filho de Jonas, porque não foi um ser humano que te revelou isso, mas o meu Pai que está no céu. Eu te darei as chaves do Reino dos Céus: tudo o que tu ligares na terra será ligado nos céus e tudo o que tu desligares na terra será desligado nos céus”.
Pedro foi aquele quem edificou a Igreja de Jesus, e Paulo foi aquele quem mais anunciou o evangelho de Deus.
Pe. Manoel finalizou a Homilia com a seguinte oração:
“Senhor Jesus ajuda-me a ser bom fazendo somente o bem, tirar as pessoas da tristeza, consolar as pessoas doentes e abraçar aquelas que estão tristes. Que possamos ser como anjos de Deus. Obrigado Jesus, por ser meu amigo e por me amar. Amém.”
AVISOS:
hoje se nossas as atividades se encerram paroquiais no clube, devido as férias escolares, e retornaremos dia 29 de Julho – último domingo do mês.
Hoje também é dia de muita alegria na Comunidade São Paulo Apóstolo por festejarmos antecipadamente o aniversário natalício de pe. Manoel do dia 03 de julho, como também seu aniversário de sacerdócio do dia 29 de junho, coincidindo com a festa da unidade da Igreja Católica por São Pedro e São Paulo.
“A Comunidade agradece a presença de pe. Manoel no meio de nós por mais um ano de muitas bençãos e alegrias, pois tê-lo conosco é uma graça e um presente de Deus. Que o Senhor Deus lhe dê muita saúde para continuarmos sempre unidos em nossa missão de evangelização pelo clube, nas escolas, em nossas famílias, no trabalho, etc. Ofereçamos ao pe. Manoel algo que ele possa levar para a vida inteira, como nosso carinho, nossa amizade, nosso respeito, nossas orações, nosso trabalho e Amor.” (Célia Czinczel Mancini – Ministra da Eucaristia)
“Não te trago ouro, porque ele não te leva ao céu e nenhuma riqueza deste mundo,
não te trago flores porque elas secam e caem no chão”.
(Flávio Ribeiro – Compositor)
Gabriel (filho de Rodrigo e Taty – ministros da música e Eucaristia), representando nossa comunidade, lhe entregou um presente em formato de coração escrito com o nome de todos nós.
Pe Manoel, emocionado, agradeceu e ressaltou dizendo: “O que seria do padre se não tivesse o povo e o apoio de todos vocês?” – retribuiu o presente com o que existe de mais especial: A benção de Deus. Depois da missa houve comemoração com bolo de aniversário e refrigerantes.