logo

Segundo Domingo da Quaresma – 2022


Domingo, 13 de março.


Hoje celebramos a missa solene dos coroinhas, que será realizada uma vez por mês, para que também lhes sejam transmitidos valores de fé e espiritualidade. Padre Manoel, em sua homilia de hoje, ressaltou que para conseguirmos alcançar aquilo que almejamos devemos nos esforçar bastante e, no caso das crianças, estudar bastante.

No evangelho de hoje, Jesus, em cima da montanha, se mostra aos discípulos como uma pessoa cheia de luz, porque estes estavam muito preocupados com o fim que Jesus teria. Eis que dois homens chegaram para conversar com Jesus: eram Moisés e Elias. Eles apareceram revestidos de glória e conversavam sobre a morte, que Jesus iria sofrer em Jerusalém.

Ao saberem disso, os discípulos ficaram decepcionados, ao ponto de desejarem desistir da missão. Jesus pede para os discípulos descerem a montanha para se colocarem a serviço do Reino. Nós muitas vezes na nossa caminhada cristã enfrentamos situações de dificuldades e sofrimentos e muitas vezes caímos na tentação de querer desistir. Assim como as três tentações do evangelho do domingo passado, estas tentações vão passar por nós até o final de nossas vidas.


Mas se nós entendermos que a cruz é o momento que Jesus encontrou para estar conosco e que Ele é o Senhor da nossa história, então mesmo nas dificuldades, nas dúvidas e nos sofrimentos, seremos capazes de superá-las e de enfrentá-las. Diante disto, a Eucaristia quem irá nos fortalecer em nossa caminhada, por isso é muito importante participarmos das Missas todos os domingos.

Não podemos dizer para nossos corpos que só iremos nos alimentar daqui um mês, porque o próprio corpo vai reclamar da ausência do alimento, da mesma maneira que a nossa alma vai reclamar da ausência de Jesus Cristo que é o alimento sagrado. Por isso aos pais que irão acompanhar seus filhos na catequese, devem assumir o compromisso de participarem das missas em família, mesmo que não possam comungar por diversas razões, mas comungam espiritualmente, dando testemunho do exercício na fé.

O segundo compromisso é de que os pais participem da catequese de seus filhos, acompanhando os temas que lhes são dados, pois faz relembrar a nossa catequese e fortalece a nossa fé. No evangelho, a nuvem que desceu e envolveu os discípulos é o próprio Espírito Santo dizendo “Este é meu filho amado e escutai-o!” Significa que devemos seguir os ensinamentos de Jesus Cristo. O Papa João Paulo II nos dizia: Família que reza unida, permanece unida.


AVISOS:
• Dia 14/03 às 19h30 teremos, no clube, um jantar em homenagem ao dia das mulheres, que foi dia 8/03. Informações no CAO. Valor: R$70,00.

• Dia 29/03 às 20h haverá no clube uma palestra com Padre Antônio sobre depressão.