Solenidade de Santa Suzana – 2024



Domingo, 25 de agosto.
santa suzana

“O Espírito é que dá vida, a carne não adianta nada. As palavras que vos falei são espírito e vida. Mas entre vós há alguns que não creem".

Santa Suzana Virgem e Mártir

santa suzanaSabemos como é difícil para uma criança enfrentar bullying no dia a dia, do mesmo modo, para nós cristãos, também é difícil enfrentarmos perseguições por professarmos nossa fé, assim como Santa Suzana enfrentou. 

Há muitos lugares no mundo onde os cristãos estão sendo perseguidos fatalmente, como por exemplo na China e na África; além da Nicarágua, cujo presidente atual está expulsando os cristãos, fechando portas de igrejas e obras de caridade em seu país.

Devemos defender nossa fé assim como Santa Suzana, virgem e mártir, defendeu sua fé a ponto de entregar sua vida. Santa Suzana tinha seus 15 para 16 anos quando foi colocada à prova.

Seu primo, Diocleciano, que era o imperador de Roma, quis que ela se casasse com o jovem general Maxêncio, cujo interesse era de alianças políticas. Suzana foi então chamada ao Fórum Romano a fim de provar a sua lealdade ao estado, com um ato de adoração a deus Júpiter.

O Amor de Santa Suzana a Deus

Suzana recusou a proposta de casamento por querer manter o seu compromisso com Cristo e porque havia tomado o voto de virgindade. Quando Diocleciano tomou conhecimento da recusa e das razões de Suzana, ficou furioso e ordenou a sua execução.

Como Santa Suzana, não devemos ter medo de professar nossa fé cristã, mesmo que isso custe nossas vidas. Para sermos bons cristão precisamos ser obedientes e, ao mesmo tempo, ter fé.

Além disso, devemos amar nossos próximos como a nós mesmos e, acima de tudo, amar a Deus em primeiro lugar. O Amor que Santa Suzana tinha por Deus também era um amor ao próximo.

Jesus é o Pão da Vida Eterna

Hoje encerramos o capítulo sexto do evangelho de São João. No domingo passado víamos, no evangelho, Jesus afirmando que Ele é o pão da vida e que, quem o comer terá a vida eterna.

Na primeira leitura deste domingo, Josué pergunta primeiramente à multidão: A quem querem servir, a Deus de Jacó ou a outros deuses? E a multidão responde: “Eu e minha casa serviremos ao Senhor!” E com isso o povo pode seguir à terra prometida.

Deus quer o melhor de nós, porém a única coisa que ele exige de nós é que sejamos fiéis a Ele. E essa fidelidade começa na família e no casamento. Submissão não tem a ver com a questão de dominação mas sim com confiança, fidelidade e companheirismo do casal. Assim como em obediência à fé cristã.

Maridos, amai vossas esposas como Cristo amou sua igreja! Em consequência disso, Deus nos confia a missão de servi-lo servindo ao próximo. E isso também deve ser certamente passado para nossos filhos desde a infância. O cristão dá o melhor de si para o próximo. “Façamos o melhor de nós enquanto não pudermos fazer melhor ainda!” mesmo com nossas imperfeições.

Artigo baseado na homilia de
Padre Manoel Corrêa Viana Neto
Diocese de Campo Limpo,
São Paulo – SP.

AVISOS

• Saiba mais sobre nossas pastorais e horário de missas.