Vigiai! | 1º Domingo do Advento – 2023



Domingo, 03 de dezembro.
vigiai

"Assim, não lhes falta nenhum dom, vós que aguardais a revelação do Senhor nosso, Jesus Cristo. Portanto Vigiai!"

Vigiai. Este ano se completa 800 anos do surgimento do presépio criado por São Francisco de Assis. Interessante fazer uma dinâmica com os filhos ao colocar, no advento, a miniatura dos três magos em um dos cômodos da casa, e cada dia fazê-los se aproximar do presépio até o Natal, porque, de fato, o presépio é uma belíssima catequese para as crianças. 

A razão de ter um boi e um burro no presépio, além dos outros animais, é que o boi reconhece seu senhor e o burro conhece a manjedoura, que é o lugar onde os cavalos se alimentam de feno. Isso se relaciona ao povo de Israel, ao qual foi prometida a terra que emana leite e mel, simbolizando a fertilidade e a abundância.

Para conhecer Jesus Cristo, é necessário buscar o encontro com esse Deus que se fez homem entre nós. O evangelho deste domingo nos exorta à vigilância, pois não sabemos quando Jesus retornará. No entanto, devemos arrepender-nos de nossos pecados e ser cuidadosos para não cairmos em tentação novamente.

O oposto de estar vigilante é se alienar, perdendo a sensibilidade para os sinais que Deus nos envia. O Advento é um período de reconciliação, no qual vivenciamos os mandamentos de Deus, praticando a caridade e cultivando o amor ao próximo. Em síntese, o presépio simboliza o valor da família, já que Jesus escolheu nascer em um ambiente familiar. Seguir esse exemplo torna-se um sinal de fé.

Como devemos Vigiar?

A vigilância consiste em colocar em prática os exemplos de Cristo, e ao fazê-lo, consequentemente, alcançaremos as graças desejadas. Na segunda leitura, São Paulo nos lembra que não nos falta dom algum; tudo o que precisamos fazer é aprofundar nosso entendimento para colocá-los em prática, como aprendemos na parábola dos talentos, no domingo retrasado.

Às vezes reclamamos muito das desgraças do mundo, mas deixamos de ver as belezas que existem nele e nos outros. O que temos feito para melhorá-lo? Nossa vida só fará sentido se movermos, nem que seja um milímetro, o mundo para o bem, como na parábola do grão de mostarda.

Uma das virtudes é zelar pela família, pelo esposo, pela esposa e pelos filhos. A união familiar é o maior dom de Deus; isso implica em vigilância, como já foi mencionado. O mundo muitas vezes nos impõe uma mentalidade de derrota e traumas do passado que parecem impossíveis de apagar, mas isso muda quando nos voltamos para Deus.

Jesus mudou a humanidade, deixando sua mensagem do amor, e Ele nos convida a compartilhar essa mensagem com o mundo. Devemos ser lembrados por colocar em prática os dons que recebemos a serviço do reino de Deus, para estarmos atentos quando Jesus passar, portanto vigiai.

Artigo baseado na homilia de
Pe. Manoel Corrêa Viana Neto.
Diocese de Campo Limpo,
São Paulo – SP.

AVISOS

• Copa de Santa Suzana: manhã esportiva com pais e filhos.
Local: Colégio Guilherme Drumont Villares – Dia 9/12 das 9h às 12h.

Abaixo, o link para que vocês possam fazer as inscrições das crianças/jovens:
https://forms.gle/tm8tN29fS1zGDwVy9

Confissão Comunitária: dia 5 de dezembro (terça feira) às 19h30 no Salão Paroquial de Santa Suzana. Rua David Bengurion 777. 

• Dia 17 de Dezembro a comunidade São Paulo Apóstolo entrará em recesso e retronará dia 25 de Janeiro de 2024.

• Saiba mais sobre nossas pastorais e horário de missas.

This will close in 0 seconds