logo

29º Domingo do Tempo Comum -2022


Domingo, 16 de outubro.

No antigo testamento, no livro do Êxodo, Moisés leva o povo hebreu para o deserto a fim de libertá-los da escravidão no Egito e, inspirado por Deus, escreve os 10 mandamentos com o propósito de orientá-los na lei divina.

A primeira leitura, do livro do Êxodo, fala sobre solidariedade onde os amalecitas seguem para atacar Israel em Rafidim. E Moisés, Aarão e Ur sobem ao topo da colina para interceder a Josué que liderava seus soldados. Enquanto Moisés conservava suas mãos levantadas, Israel vencia; quando as abaixava, vencia Amalec.

Para isso, Moisés precisou da ajuda de seus companheiros para manter seus braços erguidos enquanto orava a Deus, e com isso Josué vence a guerra. Na oração, quando dois ou mais estiverem reunidos, Deus se fará presente – Mateus 18:20.

É preciso orar sempre para não cairmos em tentação, porque muitas vezes somos tentados a pensar como o mundo, por isso nosso diálogo com Deus deve ser contínuo e constante.

No evangelho, Jesus se admira com a fé da viúva que, por conta de sua insistência em clamar por justiça ao Juiz que não temia a Deus e não respeitava homem algum, acaba sendo atendida.

Se um homem é capaz de atender as preces de uma pessoa necessitada, quanto mais Deus, que está no céu, se clamarmos incessantemente para que atenda nossas preces.

Deus nos convida a vivermos a prática da oração abençoando nossos irmãos, principalmente nossos inimigos quando nos ofendem, em vez de pagarmos o mal com a mesma moeda, ou seja, devemos pagar o mal com o bem.

Se nós quisermos vencer o mal, que estejamos sempre em oração e façamos a vontade de Deus.

Avisos:

● Dias 5 e 6 de novembro: Encontro de Preparação para Vida Matrimonial – EPVM.

● Todos os domingos às 9h30, na capela do SPFC, é rezado o terço. Estão todos convidados.

● A comando do Dedé – Diretor geral social do clube, foram arrecadados, duas toneladas e meia de alimentos não perecíveis, por meio da Caminhada Tricolor 2022, para serem doados à CARITAS e repassados às famílias carentes. E meia tonelada para o Hospital Infantil Presidente Vargas. Parabéns a todos que participaram desta doação!

No final da Missa foram sorteados 6 rosários de Israel, feitos com madeira de oliveira. Parabéns aos sorteados!