Domingo, 12 de fevereiro.
Não devemos esquecer de Jesus Cristo nem nos nossos momentos de lazer, principalmente quando viajamos para conhecer algum lugar bonito com paisagens belas e assim podermos dizer que são obras de Deus, pois já estaremos lembrando Dele e fazendo nossa oração.
Na primeira leitura, o Livro do Eclesiástico diz que Deus colocou diante de nós o fogo e a água para escolhermos a qual estender a nossa mão, mas antes disso Ele nos deixou seus ensinamentos e a liberdade para escolhermos entre o bem e o mal.
Jesus quer nos ensinar como devemos ser homens novos no mundo de hoje, que o inferno é a ausência do amor de Deus e que também, por conta disso, é possível vivenciarmos o inferno aqui na Terra e que Deus não vai interferir na nossa liberdade de escolha.
Deus nos dá um monte de dicas, através de situações, para que possamos mudar nossas opiniões diante do mal, mas a última decisão é a nossa, ou seja, Deus não decide por nós.
Infelizmente muita de nossas palavras são capazes de matar as pessoas por dentro, e muitas vezes pessoas que amamos ou convivemos, quantos casamentos não foram mortos porque foram proferidas palavras de morte e quantas pessoas não adoeceram também por conta destas palavras? Uma injúria é capaz de matar a alma de uma pessoa.
O homem novo é aquele que toma consciência que suas palavras podem matar mais do que a espada. Não devemos esquecer que o nosso inimigo é a imagem e semelhança de Deus. Teu chefe é a imagem de Deus, tua esposa ou marido é a imagem de Deus, teu sogro(a) é a imagem de Deus e assim por diante.
O problema do adultério não é apenas um problema de separação conjugal, porque tem muita gente que sofre nos relacionamentos a dois, principalmente assédio moral no casamento, como por exemplo esposas que colocam os filhos contra os maridos e maridos que colocam os filhos contra as esposas. Por isso a igreja vem acolhendo casais de segunda união, principalmente se for por motivo de união irregular como foi dito no evangelho de hoje.
O adultério está relacionado à infidelidade, como por exemplo, se teu olho te leva a pecar vendo coisas erradas na internet, você deve barrar estes sites e escolher acessar sites católicos ou de saúde etc. Somos donos de nossas vidas e capacitados a dizer sim ou não para o mal, portanto somos donos de nossas decisões.
Nossa mão simboliza as atividades e o trabalho, por isso quando nos é dada a unção dos enfermos, é ungida nossa cabeça porque é a sede dos pensamentos e nossas mãos para que voltemos as nossas atividades. Portanto se alguma atitude leva nossa mão a pecar, devemos cortar a atitude e não literalmente nossa mão.
O demônio é astuto, primeiro ele te seduz, fala diretamente em seu ouvido para você praticar algum ato duvidoso, porque ele é calculista, sabe até aonde esta ação pode chegar e o que ela pode gerar, aí você cai e quando ele o vê caído, te faz se sentir culpado por tudo de ruim que está acontecendo a sua volta e ainda o faz pensar que você deve pagar por tudo aquilo.
Sendo que Deus perdoa nossos pecados e não nos cobra nenhuma dívida, só não quer que pecamos mais, porque para Ele, só o arrependimento já basta e não é isto que o demônio quer que pensamos. Por isso devemos orar e pedir a Deus forças e sabedoria para tomada de decisões, pois a decisão de Deus é que escolhemos a vida e não a morte e o sofrimento.
O mundo nos oferece a escravidão, muita gente pensa que é vantajoso ter uma vida corrida deixando de levar em consideração a necessidade do próximo (que não deixa de ser um ato egoísta) e muitas vezes quem se prejudica é a família. Hoje devemos estar cientes que o desejo de Deus é fazer de nós homens novos e mulheres novas capazes de vencer as tentações e seduções do mundo e sairmos vitoriosos.
Para São Paulo, somos no mundo uma pedra de escândalo pois quem faz o bem no mundo pode ser considerado um escândalo porque está remando contra a maré.
Foi isso que pensaram de Jesus Cristo, pois, se tivessem conhecido a sabedoria de Deus, não teriam crucificado o Senhor da Glória. Nossa vida cristã é uma contínua decisão que implica renunciar o errado para viver o certo de acordo com os ensinamentos e a vontade de Deus.
Que peçamos ao Espirito Santo, apesar de nossas falhas e limitações do dia a dia, que nos ajude a decidir fazer a vontade de Deus sendo obedientes aos seus ensinamentos.
Artigo baseado na homilia de Padre Manoel Corrêa Viana Neto
Avisos:
Próximo domingo, dia 19 de Fevereiro, não haverá Missa no clube por conta dos bailes de carnaval.
Na Quarta-Feira de Cinzas teremos Missas:
• às 9h na Capela Imaculada Conceição que fica atrás do Colégio Guilherme Drumont Villares;
• e às 20h no salão paroquial da Capela de Santa Suzana, na rua David Ben Gurion, 777.
• Dias 11 e 12 de março: Curso de Noivos EPVM – Encontro de Preparação Para a Vida Matrimonial.
Informações: 11-3742-4754