Celebração da Santíssima Trindade – 2022


Domingo, 12 de junho.

Nós católicos, sempre que iniciamos uma oração, fazemos o sinal da cruz nos recordando, ao mesmo tempo, de três pessoas importantes da Santíssima Trindade: Deus Pai, Deus Filho e Deus Espírito Santo. São três pessoas sendo um só Deus.

Deus é o criador de tudo, e num sinal de amor, se encarnou no meio de nós nos enviando seu filho para redimir nossos pecados, e seu filho nos enviou o Espírito Santo.

O cristão é acolhedor por natureza, Padre Manoel em sua homilia nos explicou que não existe cristão que não abraça, pois devemos abraçar as pessoas, assim como o Espírito Santo nos abraça.

Santo Agostinho foi um dos grandes teólogos da Santíssima Trindade escrevendo um livro com mais de 300 páginas sobre Ela e mesmo assim não chegou a nenhuma conclusão porque a Santíssima Trindade é um mistério.

Devemos fazer o Sinal da Cruz com dignidade porque neste gesto está a expressão máxima da nossa identidade, pois é uma pena nossos irmãos protestantes não fazerem o sinal da cruz, nós católicos o fazemos por tradição porque os primeiros cristãos já tinham consciência desta trindade santa.

São João definiu o que toda a bíblia tenta explicar, que Deus é amor. E onde há amor, não há temor. Portanto se Deus é amor, Ele não é vingativo.

São três elementos que estão no DNA dos cristãos: somos filhos de Deus (significa que pertencemos a Deus), somos seres relacionais e temos uma missão a cumprir.

Somos seres relacionais, ou seja, não somos cristãos solitários, estamos aqui para fazer o bem ao outro, porque todos os dons que Deus nos deu foi para colocarmos a serviço do próximo.

A família também é uma célula relacional, ou seja, na família deve haver o diálogo. A Santíssima Trindade também é um modelo de família, porque os três se comunicam de modo perfeito. O amor na família se manifesta através do diálogo e o casal cristão é um casal dialogal por excelência.

A igreja é uma comunidade dialogal e de amor, onde nos comunicamos com Deus e, ainda que sejamos falhos, devemos lutar pela justiça e pela paz, começando por nós mesmos evitando os pequenos pecados.

Cada Pessoa da Santíssima Trindade tem uma missão: O Pai é o Criador, o Filho é o Redentor e Salvador e o Espírito Santo é o Santificador que nos anima a realizarmos nossa missão.

Por exemplo, a missão de um pai é ser pai, a missão do esposo é cuidar da esposa e vice-versa, a missão de um padre é levar a palavra de Deus às pessoas, etc. Mas a missão de todos nós é mostrar para o mundo que a verdadeira comunhão de amor é mantendo as relações.

O pecado grave é quando rompemos relações, pois o primeiro pecado de Adão e Eva foi romper as relações com Deus, porque o amor une e gera a vida. Então devemos ter em mente que somos filhos de Deus, somos seres relacionais e temos uma missão a cumprir.

AVISOS:

• Próxima Quinta Feira (16 de junho), Celebração Corpus Christi. A procissão
será dentro do Salão Paroquial e haverá um tapete da caridade com roupas doadas à Cáritas.
Horário: 18h00
Endereço: Rua David Ben Gurion, 777

• Próximo domingo (19 de junho), a Missa será celebrada no Salão Nobre. Entrada pelo portão 17 do clube.

• Palestra dia 28/06 – terça feira às 20h00 no salão de festas.
Entrada pelo portão 5 do clube.
Tema: Suícidio
Trazer um quilo de alimento não perecível.
Palestrante: Padre Lício do Vale. Mebro da ABEPS – Associação Brasileira de Estudos e Prevenção ao Suicídio
https://www.linkedin.com/in/liciovale/