logo

Solenidade de São Paulo Apóstolo – 2022


Terça-Feira, 25 de janeiro.


Neste dia, além de comemorarmos 92 anos de inauguração do clube e 468 anos da fundação da cidade, também comemoramos a conversão do apóstolo São Paulo. Primeiramente é importante sabermos quem foi Saulo de Tarso, que depois Deus o nomeia como Paulo. Saulo de Tarso foi um judeu muito zeloso que viveu em Tarso, aprendeu as leis aos pés do grande rabino Gamaliel. Saulo era fabricante de tendas, de classe média alta, homem de posses e dupla nacionalidade: romano e judaica.

Saulo não era tão bom como a gente imagina, era um homem terrível e fanático onde para ele a lei estava acima de tudo, sem medir esforços para que a mesma fosse aplicada, a ponto de perseguir e matar. Saulo tinha um ódio tremendo dos cristãos o qual redundava em suas mortes. É este homem quem vai até Damasco para condenar e julgar os cristãos até a morte e no caminho vê uma luz, cai por terra e ali tem uma experiência de Jesus Cristo onde este diz: “Saulo, por que me persegues?” e Saulo pergunta: “Quem és tu?” e Jesus responde: “Eu sou aquele que você persegue!”

Depois disso, Saulo começa um processo de conversão, por isso hoje nós celebramos este momento. Levou um tempo para Saulo absorver toda esta nova realidade, de um homem terrível, para um anunciador da boa notícia. Não só Saulo foi chamado a ter uma experiência do amor de Deus, mas todos nós também somos chamados a uma experiência transformadora. Por isso aquele velho ditado popular: “pau que nasce torto morre torto”, não serve para nós porque não devemos cansar de buscar a nossa conversão.

Quando colocamos Deus no centro de nossas vidas, não precisamos ser carolas, porque os cristãos estão no mundo mas não são do mundo, os cristãos comem com os pagãos, repartem as mesas com os pagãos, se vestem como os pagãos, estabelecem relações comerciais com os pagãos, mas não são pagãos. Hoje precisamos de homens e mulheres que, encontrando seus sentidos de vida, assim como Paulo encontrou (e não mais um sentido em mero cumprimento de uma lei), lutem a ponto de transformar e trazer vida às pessoas. Por isso Paulo, para nós, é um grande testemunho de homem que deu a sua vida por um ideal eterno.

Estar a serviço de Deus não é algo piegas, estar a serviço de Deus é estabelecer os relacionamentos a partir de convicções e de uma ética que não é mundana, porque com cristo somos mais que vencedores. São Paulo transformou toda a igreja e toda sua história, por isso ele é lembrado até hoje e, como São Pedro, é uma das colunas da Igreja Católica . A conversão de São Paulo deve ser para todos nós um momento para refletirmos de como podemos usar nossas vidas como instrumento de Deus para o bem do outro.

Portanto, colocar Deus no centro de nossas vidas, ou mesmo deste clube, é fazer com que aqueles valores que acreditamos e que lutamos por eles sejam para nortear nosso modo de ser e de agir (de convivência fraterna), aqui neste clube e fora deste clube. Um exemplo disso foi a maravilhosa ação de solidariedade do clube com as vítimas das enchentes na Bahia, mostra que o clube extrapola seus limites. Peçamos também a Deus pela nossa cidade para que não seja apenas conhecida pelo seu progresso e sim uma cidade mais humana onde haja espaço para todos.