7º Domingo do Tempo Comum – 2022


Domingo, 20 de fevereiro.

O evangelho de hoje nos coloca à prova pois nos mostra como é difícil segui-lo. Só a graça de Deus é capaz de nos capacitar para fazer o que o evangelho nos pede. A missão de Jesus é anunciar o ano da graça, da felicidade e do amor. No domingo passado vimos no evangelho de São Lucas o sermão da planície, tão importante quanto o da montanha, sendo que o da montanha simboliza a experiência de Deus.

Quando você vai rezar em sua casa, sozinho em seu quarto, você está no monte, o monte para Deus não é um lugar geográfico e sim um lugar espiritual. Na missa estamos no monte porque é o momento de conversa com Deus, por isso o sermão da montanha tem uma conotação espiritual muito forte que começa com as bem aventuranças, mas que também é tão exigente quanto o de Lucas.

Hoje estamos na planície, a planície é o lugar do trabalho e das atividades, a gente não pode ficar só na Missa, ou só nas orações, devemos descer, ou seja, trabalhar para o reino, para que a paz e a justiça sejam maiores que ódio, que a vingança, que a guerra etc. Jesus quando pregou na planície, pregava para as pessoas que queriam trabalhar pelo reino, está falando para mim e para você que no dia a dia tem que enfrentar situações desastrosas como discussões, brigas, invejas, ódios, traições e fracassos.

Por exemplo se eu plantar uma semente de laranja pensando que eu vou colher uvas, eu irei me frustrar, porque para a lógica da natureza isto é impossível, do mesmo modo que é quase impossível o cristão produzir o mau; ele pode cair, mas logo sua consciência o alerta e ele se arrepende e se levanta, porque no batismo, a semente do bem e do amor foi plantada em seu coração. E para esta semente germinar, deve morrer em nós o homem velho, por isso devemos amar nossos inimigos, rezar pelos que nos perseguem, fazer o bem aos que nos odeiam, não pedir que nos devolvam o que tiraram de nós, e o que desejarmos que os outros nos façam, façamos também nos a eles.

Nem sempre conseguiremos realizar o que Jesus nos pede, mas não devemos desistir, é o que Padre Manoel ressaltou em sua homilia: “Que não desistamos de sermos cristãos!” pois se você conseguir ser Cristão pelo menos em um minuto das 24 horas do dia, naquele minuto, você conseguiu ser verdadeiramente cristão, assim como a semente de mostarda que é a menor de todas as sementes da terra, mas quando semeada, cresce e se torna maior do que todas as hortaliças, e estende ramos tão grandes, que os pássaros do céu podem abrigar-se a sua sombra. É assim também a nossa fé.

Não é só após à morte que ressuscitamos, Deus nos chama a ressuscitarmos também nesta vida, é quando morre em nós o instinto animal que é gerado quando alguém nos ofende e a gente ou ataca ou foge dele, não devemos fazer nem uma coisa nem outra porque o cristão é uma pessoa espiritualizada, pois somos conduzidos pelo Espírito Santo, quem nos dá sabedoria para lidarmos com as coisas do mundo.