A cada ano litúrgico, a festa das Luzes encerra todas as festividades Natalinas depois de 40 dias do Natal.
O profeta Malaquias viveu 300 anos antes de Cristo, e em sua profecia dizia que Deus prometeria ao provo de Israel enviar um Salvador, um Homem forte que purificaria os corações como o fogo que purifica o ouro. E este Salvador viria para transformar o povo de Israel, para lhes dar uma nova vida – e esta profecia se cumpriu em Jesus Cristo.
O Salmo de subida a Jerusalém, diz: “Ó portas levantai vossos frontões, elevais-vos bem mais alto antigas portas, a fim de que o Rei da Glória possa entrar!” O Rei da Glória é o nosso Senhor Deus onipotente, e o salmista nos convida a abrir uma antiga porta; o que é esta antiga porta?os corações ainda sem esperança e fechados para o amor. Têm pessoas novas com coração velho e pessoas velhas com coração jovem. Devemos sempre ter um coração jovem, cheios de esperança, ou seja, sempre pronto a se abrir à novidade, a Jesus Cristo.
Você já permitiu que Jesus, o Rei da Glória, pudesse entrar em seu coração? Se sim, você o permitiu ser capaz de fazer tudo novo em sua vida, uma obra nova. “Eis que faço nova todas as coisas!” Deus é capaz de recuperar nossos corações, em qualquer circunstância de nossas vidas, não importa o pecado, desde que nos arrependamos e nos propusermos a sermos dignos de seu amor, sendo fiéis e obedientes a nossa família e aos ensinamentos de Deus.
“Eis que estou à porta e bato! Se abrires a porta eu entrarei!” Jesus quer entrar na nossa vida.
Será que eu vou conseguir? Será que este caminho é o certo? Este é um drama muito comum, na vida de todos nós, gerado pela falta de confiança em Deus. E Jesus é a Luz que irá nos guiar nestes momentos de incertezas e escuridão. Basta darmos um passo, para começarmos a confiar na graça de Deus. Jesus não promete nada do dia para noite, porque tudo tem seu tempo e nada é por acaso, pois a persistência nos ajuda a amadurecermos na fé.