Festa de Pentecostes – 2022


Domingo, 05 de junho.

Pentecostes – Festa do Espírito Santo, a pessoa desconhecida da Santíssima Trindade.

Como eu posso dizer que eu tenho o Espírito Santo? É quando sentimos o seu amor ao fazermos o bem, por exemplo, quando sentimos que precisamos ajudar os necessitados e quando sentimos que devemos reparar algum erro que cometemos.

É também quando sentimos que precisamos nos qualificar para algo que, para isso, devemos estudar mais. Esta é a potência que vem de Deus até nós, que nos capacita a fazer coisas inimagináveis.

Pessoas como Madre Tereza de Calcutá não medem esforços para fazer o bem, não têm medo dos fracassos e das desilusões. Madre Tereza, olhando para os sofrimentos das pessoas em Calcutá, reconheceu que não deveria continuar presa em um convento sem fazer nada por eles. Isso é o Espirito Santo se manifestando nela.

E o Espírito Santo dava forças e coragem à Madre Tereza, que se não fosse por Ele, ela não conseguiria. Se sentirmos que somos chamados a ajudar os mais necessitados, mas não temos coragem para isto, peçamos forças ao Espírito Santo que Ele nos concederá.

Peçamos também o Espirito Santo no nosso dia a dia para realizarmos todas as nossas tarefas, ou seja, nas dificuldades do nosso trabalho, no trânsito, na nossa família, no relacionamento conjugal e principalmente para amar e perdoar o próximo. E aquelas dificuldades que não conseguirmos vencer, que possamos compreender e seguir adiante.

Outro sinal do Espírito Santo é a Eucaristia. Os discípulos estavam dentro do cenáculo acovardados e Jesus sopra sobre eles e diz: “Recebeis o Espírito Santo!” e com isso, eles têm a coragem para sair daquele lugar fechado e começarem a pregar, louvar e bendizer a Deus em uma língua que era compreendida por todos os povos – a linguagem do amor.

Muitas vezes nós também nos acovardamos e ficamos fechados em nosso mundo, com medo até de nossas realidades interiores, porque muitas vezes nós não tomamos consciência do Espírito Santo dentro de nós.

Papa Paulo VI, falava da civilização do amor, algo que não é impossível de se realizar se partir de nós esta iniciativa começando pela santidade na família, porque tudo começa na família. O Espirito Santo é mais poderoso que uma bomba atômica, ou seja, é a bomba atômica do bem e do amor.

Portanto, se sua família estiver em crise, peça o Espírito Santo porque Deus é um Deus poderoso e o único Deus. Madre Tereza manifestou a força do Espirito Santo do seu modo. De qual modo você manifestaria a força do Espírito Santo? Peça isso a Ele que Ele lhe revelará.