logo

Solenidade de São Pedro e São Paulo – 2022


Domingo, 03 de julho.

Neste dia, além de comemorarmos o aniversário natalício de Pe Manoel, comemoramos a solenidade de São Pedro e São Paulo, santos que deram suas vidas por Jesus, sendo exemplos de fé e santidade.

São Pedro era pescador, e Jesus o convida a seguí-lo dizendo: “Pedro, a partir de hoje você será pescador de homens!” Além desta missão, Pedro tinha que manter a união dos cristãos, ou seja, congregar a unidade e confirmar os irmãos na fé.

São Paulo era um fariseu, homem de posses e dupla cidadania, era judeu, cidadão romano e profundo conhecedor da Torá, mas também perseguia os cristãos antes de se converter ao cristianismo. E sua missão foi falar de Jesus para o mundo.

Padre Manuel em sua homilia nos convidou a nos reunirmos para fazermos o bem ao próximo, porque Jesus quer que nos reunamos para anunciarmos a boa nova, promovendo o amor, a caridade e o perdão.

Não precisamos ficar com a Bíblia em baixo do braço impondo às pessoas a aceitarem Jesus. Podemos também falar de Jesus através de nossas atitudes, e dos bons valores da vida, sem ter vergonha de praticarmos o bem.

Estamos celebrando, nesta solenidade de São Pedro e São Paulo, a nossa Igreja Católica, que não foi fundada recentemente, mas fundada na Cruz de Nosso Senhor Jesus Cristo, onde jorrou água e sangue.

Água simboliza o batismo e sangue a Eucaristia, portanto pertencemos a uma Igreja que nasceu do peito aberto de Jesus Cristo, e esta Igreja tem como colunas os apóstolos São Pedro e São Paulo.

Na sucessão apostólica, o Papa Francisco é o Pedro de hoje, e sua missão é congregar os cristãos católicos na unidade.

Por isso nossa missão como cristãos é deixar clara esta realidade da igreja: de congregar na unidade. Porque a desunião não vem de Deus, por isso não devemos permitir que o Demônio quebre esta unidade através de fofocas, intrigas, vinganças e invejas.

No mundo de hoje, de tantas discórdias, devemos ser instrumentos da concórdia, da paz e da justiça, e por último, ser também evangelizadores e anunciadores da palavra de Deus.

São Paulo também foi rejeitado e incompreendido em sua comunidade, mas nunca desistiu. E antes de ser decapitado, escreveu aos irmãos: “Combati o bom combate, terminei a carreira e guardeia fé!”

Mesmo que você cause inveja e indignação nas pessoas por causa do bem que você faz, faça-o assim mesmo, porque esta é a sua missão: Anunciar o evangelho através de suas atitudes.

São Tomé, o santo que desconfiou da ressurreição de Cristo, foi também um homem que deu sua vida por Ele, sendo martirizado lá na Índia quando foi pregar o evangelho enfrentando todo tipo de dificuldades.

Peçamos também a São Tomé a coragem de podermos experimentar Jesus Cristo em nossas vidas e que Jesus faça de nossas famílias uma pequena Igreja.

Avisos:

Autor: Padre Lício do Vale. Mebro da ABEPS – Associação Brasileira de Estudos e Prevenção ao Suicídio. Tel. da Paróquia: (11) 3742-4754

R$ 40,00
R$ 35,00